pandemia

SES orienta que autotestes não podem ser utilizados como diagnóstico para Covid-19

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Na última sexta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) publicou uma nota informativa com orientações para o uso de autotestes de Covid-19. Este tipo de exame pode ser comprado em farmácias e feito em casa sem a necessidade de acompanhamento médico.

No documento, a SES reforça que o autoteste é apenas uma triagem, não podendo ser utilizado como um diagnóstico final para a Covid-19. Assim, não é possível apresentar o resultado negativo deste exame para viagens internacionais ou para licença médica de trabalho, por exemplo.

VÍDEO: Autotestes de Covid-19 já são vendidos em farmácias de Santa Maria

Já em caso positivo, a confirmação do diagnóstico ocorre mediante avaliação de um profissional de saúde. O indicado é procurar um serviço público ou privado de saúde para a realização de um teste rápido de antígeno ou RT-PCR.

Apesar disso, a nota informa que, exceto as situações acima, a confirmação por meio de um segundo exame não é obrigatória. Segundo a SES, o importante em caso positivo é que a pessoa faça o isolamento por 10 dias a partir do início dos sintomas ou da data do teste.

PARA QUEM É INDICADO

Os autotestes de Covid-19 são indicados para triagem de casos suspeitos e para rastreio de assintomáticos. O exame não é recomendado para pacientes com sintomas graves, como falta de ar, saturação abaixo de 95%, confusão mental ou sinais de desidratação. Estas pessoas devem procurar imediatamente assistência médica.

PERÍODO DE COLETA

Pessoas sintomáticas podem realizar o autoteste entre o 1º e 7º dias de sintomas. Já assintomáticos que tiveram contato com pessoas positivadas, o ideal é realizar o exame após o 5º dia após o último contato. Quem deseja fazer o autoteste pois vai entrar em contato com indivíduos de maior risco/vulnerabilidade (idosos e imunocomprometidos) a recomendação é se testar o mais próximo possível ao momento do contato.

MPF cobra efetividade dos serviços no Hospital Regional

ORIENTAÇÕES SOBRE O RESULTADO

  • Resultado negativo em indivíduos assintomáticos: o resultado do teste é considerado negativo. Porém, se o indivíduo for contato de alguém suspeito ou confirmado, deve-se observar as orientações com relação à quarentena de contatos e monitorar o aparecimento de sintomas
  • Resultado negativo em indivíduos sintomáticos: se o indivíduo teve contato com alguém confirmado ou se os sintomas persistirem ou piorarem em até 48 horas, recomenda-se buscar um serviço de saúde para atendimento clínico e/ou realização de testes diagnósticos
  • Resultado positivo (independente de sintomático ou assintomático): recomenda-se que o indivíduo se isole imediatamente. Para fins de necessidade de confirmação diagnóstica oficial (para licenças laborais, por exemplo) deve-se procurar avaliação de um profissional de saúde

NOTIFICAÇÃO

Serão notificados às unidades de saúde e vigilâncias municipais, apenas as pessoas que se apresentarem aos serviços de saúde, a partir da avaliação clínica, epidemiológica e/ou confirmação diagnóstica que for realizada (na necessidade de novo exame, por teste rápido de antígeno ou RT-PCR).

*Com informações da SES

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na praça, atividade cultural fala sobre a síndrome de Down Anterior

Na praça, atividade cultural fala sobre a síndrome de Down

Santa Maria passa a ser sede do Comitato Vêneto do Estado Próximo

Santa Maria passa a ser sede do Comitato Vêneto do Estado

Geral